The Next Nature

The Next Nature
The Things We Design Will End Up Designing Us

Patrícia Isabel Machado Campos (mm07063)

( link para a proposta completa The Next Nature – Patrícia Campos )

“A Próxima natureza é uma segunda natureza sem a qual não podemos mais viver. A Segunda natureza tornar-se-á na primeira natureza”.
“A Próxima natureza manifestar-se-á quando o ciberespaço se fundir com o espaço físico”.

Abstract

A Próxima Natureza é um conceito de filosofia pós-moderna que foi cunhado recentemente no ensaio do artista e cientista holandês Koert van Mensvoort – Explorando a Próxima Natureza, influenciado pela hiper-realidade e pela fenomenologia, o qual afirma que, através da actividade cultural humana, uma próxima natureza surgirá. A “Antiga natureza”, percebida como árvores, plantas, animais, átomos ou o clima, tornar-se-á crescentemente controlada e governada pelo Homem. Por outro lado, os produtos culturais, que são usados para entreter e controlar o Homem, tendem a superá-lo e a tornarem-se autónomos

No passado, o reino dos que “nasciam” pertencia à natureza e a cultura era vista como um reino do “fabricado”. Mas por intermédio da ciência humana estas categorias tornaram-se cada vez mais indistintas e ofuscas. O novo modo de distinguir a cultura da natureza é pintar uma linha entre o “controlável” e o “autónomo”. Com o progresso da cultura, as forças da natureza tornam-se complexas, pois natureza e cultura parecem estar a trocar de lugar.

A proposta de projecto aqui desenhada consiste na criação de uma exposição dinâmica e criativa sobre os objectos de uma próxima natureza. Nesta exposição, o primeiro suporte será a fotografia manipulada que servirá como apresentação do objecto numa situação em uso, mas por sua vez, através da técnica de realidade aumentada a exposição far-se-á em 3D com movimento, na qual nos deparamos com um design curioso de seres vivos mecânicos e extensões naturais de fruto computacional. A exposição deverá estabelecer-se ao longo de uma sala, primeiramente fotográfica, contudo, ao lado de cada quadro deverá existir um marcador específico que necessitará que os observadores usem uns óculos próprios de realidade aumentada para visionarem os objectos em 3D e em movimento. Numa segunda fase, o observador será também impulsionado a deixar-se desenhar por esta natureza, utilizando a mesma técnica de realidade aumentada, através da qual o observador estará presente a um espelho manipulado, no qual se vai ver mecanicamente alterado.

O objectivo principal desta exposição é o de originar uma forte consciencialização do Homem perante as suas criações, ou seja, até que ponto o Homem que vive no progresso, não se deixará ultrapassar pelas suas criações? Será que o Homem viverá emergente da natureza que ele próprio cria, até que esta natureza molde o próprio Homem à sua condição? Será que a arte fruto da expressividade humana, transformar-se-á numa substância híbrida e inerente a uma próxima natureza?

Trata-se sim, de uma visão futurista, embora perfeitamente plausível, contudo, o objectivo é também, por sua vez, o de imaginar o design ousado e minimalista de uma próxima natureza – a natureza fabricada.

Alguns exemplos de uma próxima natureza poderão ser: Produtos que crescem nos seus próprios pacotes; Alianças feitas com tecido ósseo do seu par; Homem com extensões mecânicas como pelos metálicos, mutação corporal natural como cores de cabelo; natureza híbrida e funcional como flores que são lâmpadas; etc.

Atendendo a estes exemplos, as possibilidades são imensas, e a exposição referida deverá encontrar propostas ousadas para uma possível próxima natureza.

(…)

Para ver a proposta completa, abrir o link The Next Nature – Patrícia Campos numa nova janela.

Patrícia Campos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: