INTER.VERSE

by

INTERACTIVE INTERRELATIONAL METAVERSE
Interface Virtual de Pesquisa

Rui Dias
Colaboração: Orlando Martins

Keywords

Interface; espaço virtual; redes sociais; comunidade virtual; base de dados; metaverso; comunicação

Objectivo
Criar uma plataforma que permita a representação dinâmica de dados estruturados num espaço virtual tridimensional interactivo.

Contexto
Com o crescimento exponencial de conteúdos e informação disponível, tornou-se imprescindível a procura de novos meios de acesso a essa informação, que permitam, de forma mais transparente e intuitiva, um acesso eficaz e personalizado, capaz de orientar e transportar o utilizador aos dados que pretende encontrar.
Soluções como a pesquisa por palavras-chave ou a hierarquização de conteúdos por procedimentos estatísticos são já incontornáveis e essenciais para um acesso eficaz a informação contida numa base de dados.
A evolução das tecnologias para a internet permitiu um enorme desenvolvimento de serviços on-line, onde circulam quantidades impensáveis de informações e conteúdos multimédia e se cultivam novos formatos de relacionamentos interpessoais em comunidades virtuais cada vez maiores. Estes bancos de dados dinâmcos estão já muito afastados da ideia de um simples e passivo depósito de informação, participando activamente na filtragem e selecção de conteúdos para cada utilizador.
A par destas evoluções, também a necessidade de desenvolver novos paradigmas de interface entre o utilizador e o software se torna cada vez mais evidente, não só pela quantidade de dados, mas também pela grande diversidade dos conteúdos.
Curiosamente, só muito recentemente começaram a surgir algumas soluções inovadoras que apontam novas direcções na relação homem-máquina, aliados a desenvolvimentos tecnológicos recentes, nomeadamente os displays multitoque e tecnologias de comunicação sem fios.

Descrição
A plataforma a desenvolver será capaz de gerar um universo virtual – metaverso – tridimensional dinâmico a partir de uma base de dados relacional estruturada. Esse metaverso será constituído por representações simbólicas dos dados, categorias e relações entre os dados, cujas características e posição no espaço serão definidas automaticamente a partir da análise desses próprios dados, seguindo critérios determinados pelo utilizador. Esse metaverso poderá então ser visualizado pelo utilizador, que poderá navegar e interagir com os objectos existentes nesse espaço tridimensional, cuja configuração dependerá dos critérios que escolheu.
A plataforma consistirá na criação de uma aplicação em software onde será feito todo o processamento gráfico, que numa primeira fase será implementada em Max/Jitter e Processing, e uma arquitectura de rede que permitirá a comunicação e actualização dos dados em tempo real via web em PHP e MySQL.

Aplicações
Esta plataforma poderá ser aplicada a qualquer base de dados cujas características e estrutura sejam apropriadas e façam sentido numa representação visual tridimensional.

Aplicação práctica
Como primeiro exemplo práctico, esta plataforma será aplicada ao grupo de alunos do mestrado em Multimédia da FEUP-UP. O objectivo será criar um metaverso gerado a partir de informação recolhida sobre as competências e áreas de interesse dos elementos do grupo, onde cada elemento terá uma representação gráfica com características e posicionamento representativos dos dados que forneceu.
Este metaverso permitirá encontrar, de uma forma imediata e intuitiva, relações e afinidades profissionais entre os elementos do grupo.

Horizonte temporal
Numa primeira fase, o objectivo será criar um protótipo funcional experimental que permita ver alguns resultados aplicados, utilizando o exemplo práctico de aplicação acima referido, para posterior análise e reflexão sobre possíveis aplicações e desenvolvimentos. Esta primeira fase terá a duração de um semestre.

Uma segunda fase, também com a duração de um semestre, será para a implementação e optimização da plataforma em ferramentas mais definitivas, sob o ponto de vista da programação, bem como do alargamento da aplicação da plataforma a várias situações e o estudo de novos desenvolvimentos possíveis.

Metodologia e fases do projecto
picture-1.png

Etiquetas: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: