Flame War

by

CONTEXTUALIZAÇÃO
No dia 19 de Novembro de 2007 foi anunciada a possibilidade de durante o mês de Dezembro de 2010 a Internet sofrer um colapso. Já se questiona “o fim” da Internet e ainda não se descobriram as leis que a sustentam e muito menos se compreenderam os diversos fenómenos de ordem psicológica, económica e social que ali surgem e dali advêm.
Esta realidade paralela ao mundo de Darwin, constrói-se, por vezes, de situações que quando transportadas para o palco da vida se tornam absolutamente desconcertantes, inaceitáveis, imorais ou até completas utopias.
Qual é a matéria constituinte dessa barreira capaz de transformar atitudes, valores e ideais?

OBJECTIVO
O principal uso de uma sala de chat é a partilha de informação via texto com outro usuário ou grupo. As novas tecnologias permitem a partilha e o uso de webcams e como tal actualmente todos estes serviços disponibilizam o envio e recepção de imagem, audio e vídeo.
Muitos dos usuários que visitam estas salas de chat procuram um “local” para viver experiências de sexo online, cybersex ou computer love, sendo estes os três nomes com que habitualmente se designa tal experiência. Ainda que o seu parceiro esteja fisicamente ausente, o usuário é capaz de ter prazer a partir de x-rated quotes, fotografias e video, caso esteja disposto a gastar um pouco mais de dinheiro.
Com as salas de chat surgiram vários conceitos, no entanto esta proposta pretende explorar fundamentalmente quatro: lurking, delurk, flaming e troll.

Lurking (Lurker) – “In Internet culture, a lurker is a person who reads discussions on a message board, newsgroup, chatroom, file sharing or other interactive system, but rarely participates.”

Delurk – “Entering an online discussion after a time spent lurking”

Flaming (Flamer) – “Flaming is the hostile and insulting interaction between Internet users. Flaming usually occurs in the social context of a discussion board, Internet Relay Chat (IRC) or even through e-mail. An Internet user typically generates a flame response to other posts or users posting on a site, and such a response is usually not constructive, does not clarify a discussion, and does not persuade others. Sometimes, flamers attempt to assert their authority, or establish a position of superiority over other users.”

Troll – “Other times, a flamer is simply an individual who believes he or she carries the only valid opinion. This leads him or her to personally attack those who disagree. Occasionally, flamers wish to upset and offend other members of the forum, in which case they can be called “trolls”. Most often however, flames are angry or insulting messages transmitted by people who have strong feelings about a subject.”

OBJECTO
Video instalação em tempo real | Flamer / Lurker (1)
Cabines de chat | Delurk / Troll (2)

1) Videowall com projecção em tempo real de chats de conteúdo erótico, incluindo videos e partilha de fotografias, alojados nos servidores nacionais.
2) ao longo do espaço exterior à sala do videowall estáo disponíveis cabines de chat. Para entrar em chat o usuário terá de seleccionar uma das imagens que estão disponíveis no ecrã inicial. Essas imagens correspondem a uma filmagem dos pés de cada um dos usuários que se encontram nas diferentes cabines (imagem capturada em tempo real via webcam ao nível do solo). Após a selecção do seu receptor o usuário recebe de imediato um perfil do usuário com que está em chat. Esse perfil está viciado, foi gerado aleatoriamente pelo sistema. Desconhecendo esse pormenor, o usuário seguirá com a conversa, ou não. Estas ficam registadas e no futuro serão material base para uma segunda intervenção.

METODOLOGIA
– Softwares de pesquisa e filtragem da rede;
– psicologia e psicofisiologia do cybernauta;
– espaço privado / espaço público;
– privacidade /invasão de privacidade;
– acção reacção.

BIBLIOGRAFIA
em construção….

Augusta e Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: