Ensaio UNASUL: Design na integração e desenvolvimento regional

by

Edgar dos Anjos Teixeira 

Objectivos

O principal propósito deste trabalho será realizar uma investigação sobre o design, através do design e sobretudo para o design. Estão planejados estudos teóricos, documentação e análise de projectos seleccionados e por fim a estruturação de experiências de desenvolvimento de identidade institucional e desenho de WEB, buscando-se a descrição de metodologias, descrição do processo criativo, relações cognitivas e interacções tecnológicas no processo de criação de linguagens projectuais.

Este trabalho motiva-se sobretudo pela real demanda de uma instituição intergovernamental. Na última fase do projecto será desenvolvida a aplicação prática da investigação, sucedendo o desenvolvimento de um projecto de identidade visual e de desenho de Portal WEB.

Alguns tópicos no campo teórico do projecto:

• Dissecar os elementos do design gráfico para a aquisição de referencial.

• Pesquisar os processos de desenvolvimento de identidade visual.

• Abordar pontos chave para a qualidade comunicacional.

Alguns tópicos na aplicação prática do projecto:

• Dar exemplos de boas práticas na aplicação dos conceitos estudados.

• Definição de processos de desenvolvimento de projectos de design.

• Validação dos resultados da pesquisa.

Contextualização

“Ensaio UNASUL: Design na integração e desenvolvimento regional” pretende ser um estudo avançado visando o desenvolvimento cultural, social e científico.

Como resposta ao constante incremento estrutural e amplificação da magnitude das organizações de cooperação entre países e sua consequente demanda crescente em temos de design comunicacional, este trabalho visa ser um contributo através a criação de modelos metodológicos.

Para realizar a aplicação prática dos estudos desta investigação, seleccionou-se uma organização real, com actuais demandas nas áreas aqui pesquisadas, a UNASUR (União de Nações Sul-Americanas) nascente organização intergovernamental que ambiciona realizar uma maior integração e acelerar o desenvolvimento na região.

Serão abordados temas como o processo evolutivo da imagem institucional, o design comunicacional nos Portais WEB e a arquitectura da informação na Internet.

Este trabalho não buscará ser o início de novas teorias, tampouco irá pressupor um desfecho conclusivo das questões desenvolvidas, antes disso se direccionará norteado e estruturado como um contributo para a geração de metodologias aplicáveis ao design, tanto a nível académico como também em contextos práticos associados ao quotidiano profissional.

Busca-se realizar uma abordagem crítica do design, com especial enfoque nos processos de criação da identidade institucional e desenho de Portais WEB, temas que serão abordados sob a óptica, contexto e especificidade das instituições intergovernamentais.

Objecto

O fim último deste trabalho e seu enfoque principal é a criação da Identidade Visual e Desenho de Portal WEB para a Instituição UNASUR. Para a viabilização deste objectivo numa fase anterior será necessário estabelecer a documentação e análise dos actuais projectos destes segmentos do design para análise de seu actual estado de desenvolvimento. Por seu turno anteriormente a execução das análises é necessária uma pesquisa sobre teorias e autores, efectuando-se um embasamento teórico.

Busca-se a viabilização destes objectivos não se afastando das exigências a serem cumpridas num contexto académico, mas sobretudo procura-se uma integração com as práticas do quotidiano profissional.

Devido a estruturação, características e finalidade desta investigação, pode-se dizem que nela existem três objectos fundamentais:

• Componente teórica – Estruturação conceitual

• Componente analítica – Estudo do estado da arte

• Componente prática – Aplicação dos resultado da pesquisa

 

 Metodologia 

Metodologicamente este trabalho se estrutura em quatro fases:

1.  Definição, circunscrição e estruturação do projecto.

2.  Assimilação das teorias necessárias à fundamentação teórica.

   Esta fase tem o intuito de ser uma pesquisa sobre o design, buscando-se uma documentação e reflexão da principal literatura disponível e dos autores de maior relevo.

3.  Análise de actuais projectos de Imagem Institucional e WEB Design especificamente de Organizações Intergovernamentais.

   Nesta etapa se deverá realizar uma pesquisa através do design, ou seja, registo e examine das principais características, estruturas e padrões de projectos de design em uso na actualidade, paralelamente gerando uma reflexão crítica sob a luz dos conceitos estudados na fase precedente.

4.  Aplicação prática da investigação, materializada na forma do desenvolvimento da identidade visual de uma instituição intergovernamental e desenho de seu respectivo Portal WEB.

   Apoiando-se conceitualmente nas duas etapas anteriores, esta secção almeja realizar uma pesquisa para o design, por meio da execução um caso concreto de demanda de design, procura criar processos mais adequados e eficientes para o desenvolvimento de projectos. 

Grafico

Horizonte Temporal

Tomando-se como base as fases determinadas para o desenvolvimento desta pesquisa é estipulada a execução de cada etapa em torno de dois meses, o que somam um total estipulado de oito meses. Poderá ser necessário um período de validação e implementação da aplicação prática da pesquisa, o que acrescentará outro dois meses. Portanto o desenvolvimento deste projecto consumirá entre dez e doze meses.

Bibliografia 

Dissertações

ROMÃO, Alexandre – Contextos Gráficos: Grafismos e Conteúdos Gráficos da Comunicação Visual Contemporânea na Arquitetura e na Cidade. São Paulo: Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, 2005. Dissertação de Mestrado em Arquitetura.

QUENTAL, Joana Maria Ferreira Pacheco – Ideogramas interactivos : para um estudo dos ícones em in­terfaces multimédia. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2000. Dissertação de Mestrado em Arte Multimédia.

AMADO, Pedro Manuel Reis – Explorando o Bazar Tipográfico: A importância dos modelos emergentes de comunicação na criação de uma plataforma de colaboração livre para o design tipográfico. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2007. Dissertação de Mestrado em Arte Multimédia.

MARTINS, Nuno Duarte – OncologiaPediatrica.ORG: Contribuições do Design Multimédia para o apoio a familiares, amigos e doentes na luta contra o Cancro Pediátrico. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2007. Dissertação de Mestrado em Arte Multimédia.

 

Livros

WOLLNER, Alexandre – Alexandre Wollner: Design Visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naif, 2003. ISBN 85-7503-143-0

COTTON, Bob – Understanding hypermedia 2000 : multimedia origins, internet futures. London : Phaidon, 1997. ISBN 0-7148-36575

BONSIEPE, Gui – Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

CARTER, Rob –  Digital Color and Type. London: Rotovision, 2002. ISBN 28-8046-688-1

GORDON, Bob – The complete guide to digital graphic design. London: Thames & Hudson, 2002. ISBN 0-500-28315-X

CHAVES, Norberto – La imagen corporativa: Teoría e práctica de la identificación institucional. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005. ISBN 84-252-2079-3

BONIFACE, Pascal – Atlas das Relações Internacionais. Lisboa: Plátano Editora, 2005. ISBN 972-770-407-7

WIEDEMANN, Julius – Logo Design. Colonia: Taschen, 2007. ISBN 978-3-8228-4623-0

NIELSEN, Jakob – Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Indiana: New Riders Publishing, 2000. ISBN 1-56205-810-X

DONNELLY, Daniel – Cutting Edge: The Web Design Next Generation. Massachusetts: Rockport Publishers, 1998. ISBN 1-56496-419-1

BAINES, Phil; HASLAM, Andrew – Type & Typography. London: Laurence King Publishing, 2002. ISBN 1-58669-437-2

PEREIRA, Duarte Costa – Nova educação  na nova ciência para a nova sociedade: Fundamentos de uma pedagogia cinteifíca contemporânea. Porto: Editora da Universidade do Porto, 2007. ISBN 978-972-8025-62-5

 

Normas Metodológicas e Bibliográficas

ECO, Umberto –  Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005. ISBN 85-273-0079-6

RUDESTAM, Kjell Erik; NEWTON, RAE R. – Surviving Your Dissertation: A Comprehensive Guide to Content and Process. California: Sage Publications, 2001. ISBN 0-7619-19-62-7

DEACOM, David; PICKERING, Michael; GOLDING, Peter; MURDORCK, Graham – Researching Communications: A practicall guide to methods in media and cultural analysis. London: Hodder Arnold, 1999. ISBN 0-340-59685-6

 

Documentos Electrónicos (Artigos de Sites):

Wikipédia artigo Multimedia – [Em linha]. actual. 10 jul. 2007. [Consult. em 18 de julho de 2007]. Disponível em www: <URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Multimedia >

Wikipédia artigo Graphic design – [Em linha]. actual. 10 jul. 2007. [Consult. em 18 de julho de 2007]. Disponível em www: <URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Graphic_design >

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: