Proposta de trabalho | ACM mmUP

by

“Memorias partilhadas”  Pedro Miguel Ferreira (MM07055)

OBJECTIVO(S)

Explorar a interactividade entre público não especificado (cidadão X) e mobiliário urbano.

CONTEXTO

O mecanismo de memória humana é um sistema sobremaneira complexo formado por duas partes: memória de curta duração e memória de longa duração. Os inputs sensoriais são armazenados na memória de curta duração e o conhecimento na de longa duração.

A informação existente em cada momento, em memória de curta duração, é função tanto dos novos dados perceptoriais como das memórias comportamentais de longa duração já estabelecidas. A memória de trabalho é a parte da memória de curta duração que o cérebro usa quando estamos a focar a nossa atenção num dado momento. Permite lembrarmo-nos do que alguém disse o tempo suficiente para lhe respondermos ou do tema/cena sobre o qual focámos a nossa atenção visual. A informação presente na memória de trabalho vai-se esvanecendo ao fim de cerca de um minuto se a atenção sobre ela não for mantida (permanência da informação por persistência da atenção no objecto). O tempo durante o qual a informação pode ser mantida depende da quantidade de informação global que pode estar sob o foco da atenção – normalmente não mais do que uns 7 items – e da qualidade da memória de cada pessoa. Não esquecendo que o sistema de memória é feito de tecido cerebral, o seu desempenho é afectado pelo estado físico (falta de saúde, fadiga etc…).

Na memória de trabalho manipula-se, em cada momento, a informação simbólica correntemente sob o foco de atenção, com vista a planear o futuro e a juntar pensamentos e ideias em sequências. A memória de trabalho parece estar envolvida na actualização dos modelos internos da realidade para que estes reflictam as mudanças na informação que chega do ambiente. A imagem que vemos em cada momento está armazenada como memória de trabalho; é essa informação que descreve a “cena”, mantendo constante o que estamos a ver. Sem a memória de trabalho, uma pessoa veria provavelmente o mundo como uma série descontínua de slides, em vez de o ver de um modo contínuo. Teria uma visão dominada pelos estímulos imediatos em vez de ser um balanço entre a informação corrente, interna e do passado. Deve ser lá que está, por exemplo, a informação que nos faz ter a consciência de que os objectos mantêm o mesmo tamanho embora a sua imagem na retina mude de tamanho quando nos movemos. É na memória de trabalho que podemos experimentar cenários sem necessariamente os passar para memória de longo prazo. Aprender a aprender envolve brincar na fronteira entre a imaginação e a realidade. E quando conseguimos memorizar as coisas de um modo temporário, sem agir externamente (falando, mexendo os lábios, fazendo ou copiando), dominámos um dos mecanismos principais que separam a ilusão da realidade.Neste contexto pretendo dotar uma máquina ou conjunto de máquinas de capacidade perceptiva de movimento e de interesse autónomo sobre determinadas áreas da percepção global.

EXPLICITAÇÃO

A máquina desenvolvida será capaz de receber estímulos do Ambiente onde está inserida e, deste estímulo, focar a sua atenção sobre zonas da imagem percebida através da câmara de filmar/webcam. A máquina demonstrará a sua atenção realizando um corte, sem destruição, da imagem global e disponibilizando-a de forma flutuante sobre a imagem de percepção global. A sua atenção, tal como a de um ser humano, não poderá focar-se em mais do que 10 porções em simultâneo.

À medida que o interesse, nessas determinadas áreas, diminuir também essas memórias de curta duração serão eliminadas, esbatendo-se até desaparecerem da voz fotónica da máquina (a projecção vídeo). As zonas de interesse, blocos retirados da imagem global,  serão ilhas de contorno não regular.

OBJECTO

O Objecto é uma “instalação” com câmara de filmar, placa de aquisição de sinal vídeo, ligação Internet, computador de controlo da interacção, computador Servidor para registo dos blocos de imagem preferidos pela máquina bem como a imagem global, e um Projector que dotará o Sistema de uma voz fotónica.


METODOLOGIA

Em fase inicial a pesquisa, maturação do conceito e realimentação do mesmo pela experimentação das ferramentas de desenvolvimento. Pesquisar e criar software e/ou hardware que permita ligar em tempo real o público de um espaço (museu, centro comercial,etc.) através do movimento. Exploração de programas de manipulação visual interactiva: Processing,..

 

HORIZONTE TEMPORAL

Nasce em Fevereiro de 2008, resultado de proposta de trabalho na cadeira de Arte e Comunicação Multimédia do Mestrado Multimédia. Realização de aprendizagens e testes durante o próximo semestre. Termina, provavelmente, no final de 2008. 

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS

http://www.processing.org

http://toxi.co.uk

GREENBERG; Processing: Creative Coding and Computational Art (Foundation); Friends of Ed.; 2007.REAS, Casey; FRY Bem; Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists; MIT Press; 2007.Ribeiro, Nuno Magalhães, “Multimédia e Tecnologias Interactivas”, FCA – Editora de Informática, Junho de 2004. ISBN: 972-722-415-6. 

Uma resposta to “Proposta de trabalho | ACM mmUP”

  1. acmmup Says:

    A proposta parece-me muito interessante, na sua tentativa de reproduzir/simular tecnologicamente processos associados à memória. A única observação que faria prende-se com a possibilidade de aplicação deste projecto. Valorizá-lo-ia bastante a capacidade de reconhecimento de contextos de aplicação que beneficiassem dos modos de operação propostos. Para além de um contexto artístico, neste caso de vocação essencialmente mimética e/ou simbólica, poderemos encontrar potencial educativo? forense? estruturante? etc….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: