“Pedro e o Lobo”: uma nova história…

by

Objectivo Principal: Tendo como base a história do “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, pretendemos realizar um interface interactivo, no qual permite ao utilizador alterar ou manter a estrutura da história; bem como uma descrição dos instrumentos utilizados, e outro material de apoio necessário à criação da história.

Objectivos Específicos:
– Explorar os conceitos de interactividade e realidade virtual;
– Desenvolver o pensamento e a imaginação musical;
– Conhecer e valorizar o património artístico-musical internacional;
– Contactar com diferentes instrumentos musicais.

Contextualização
Os modelos de educação tradicionais desenvolvidos por sociedades estáticas não se adaptam às sociedades industriais que se caracterizam essencialmente pela mudança. Nas sociedades desenvolvidas, os modelos de educação devem basear-se no conceito de educação para a mudança, o que implica o princípio da educação permanente.
A educação deve ser um esforço constante de adaptação ao mundo moderno, às novas necessidades da sociedade e às novas possibilidades dos jovens: a educação tem que se transformar continuamente.
A música é um elemento importante na construção de outros olhares e sentidos, em relação ao saber e às competências, sempre individuais e transitórias, porque se situa entre pólos aparentemente opostos e contraditórios: entre razão e intuição, racionalidade e emoção, simplicidade e complexidade, entre passado, presente e futuro.
As competências artístico-musicais desenvolvem-se através de processos diversificados de apropriação de sentidos, de técnicas, de experiências de reprodução, de criação e reflexão, de acordo com os níveis de desenvolvimento das crianças e dos jovens.
A Multimédia tem vindo a ocupar um lugar de destaque na sociedade. Seja na televisão, no computador, nos aparelhos digitais, entre outros. Talvez pela interactividade que oferece e/ou pelo modo como são apresentados os conteúdos, o Multimédia tem ocupado uma importância no desenvolvimento da nossa sociedade e consequentemente, na nossa educação.
Numa sociedade denominada de “era da informação”, a articulação do televisor, do computador, e do telefone deu origem a um novo aparelho de comunicar, interactivo, e baseado no desenvolvimento do tratamento digital – a multimédia.

Sinopse da obra: “Pedro e o Lobo”, a famosa história que o maestro e compositor ucraniano Sergei Prokofiev escreveu para os seus filhos, onde cada instrumento musical é uma personagem da aventura de um menino chamado Pedro, que morava com o seu avô numa floresta onde vivia um lobo feroz. Pedro então, resolve capturar o lobo com a ajuda dos seus três amigos: um pássaro, um gato e um pato. Apesar das dificuldades, eles prendem o lobo e chamam o caçador para levar o lobo.

Esta obra é utilizada, na maioria das escolas, como introdução ao estudo dos instrumentos da orquestra. Sendo bastante difícil, nomeadamente a nível logístico e monetário, que os alunos vejam e entrem em contacto com uma orquestra, este software iria trazer uma nova abordagem ao estudo da orquestra e dos instrumentos musicais.

Objecto

Numa primeira abordagem, projectar a história num tela, na qual está uma câmara que detecta a posição do utilizador, permitindo que o utilizador interaja com o interface, levando ao desenrolar da história.
Numa última fase, será criado um DVD interactivo com o interface anterior, bem como, algum material de apoio, como por exemplo: a biografia de S. Prokofiev, descrição e audição dos instrumentos musicais, entre outros que consideremos necessários.

Ao utilizador é pedido que seleccione os instrumentos para cada personagem, bem como a orientação da história, podendo, neste caso, decidir se quer recriar a história original ou alterar a própria história, reescrevendo uma nova história: alterando os instrumentos que caracterizam cada personagem, alterar a entrada das personagens, inserir novas personagens, alterar o final da história, entre outras opções.

Propõe-se ainda a criação de uma instalaçao multimédia com base na realidade aumentada que permita uma interacção do utilizador com os objectos que a compõe. Nessa instalação podemos servir-nos de cubos associados a cada personagem/instrumento através de imagens neles aplicadas. O utilizador ao sentar-se neste objecto controlará o aparecimento da personagem respectiva na narrativa  e ao levantar-se essa personagem desaparece da história.

Metodologia

Para a concretização deste projecto teremos que cumprir algumas etapas:
– recolher informação sobre o compositor e a obra;
– recolher informação sobre os instrumentos da orquestra;
– recolher a versão original da música da obra;
– separar em ficheiros áudio individuais as várias partes musicais de cada instrumento;
– criar a animação 3D  da história do “Pedro e o Lobo;
– desenvolver o interface que permita a interacção com o utilizador;
– criação do DVD interactivo;
– criação de um website para divulgação e promoção do produto.

Horizonte Temporal

A primeira parte deste projecto (criação do interface e projecção) poderá ser desenvolvida durante o 2º semestre deste ano lectivo. A criação do DVD interactivo será numa fase posterior ao término da primeira parte, com a duração prevista de 3 meses.

Bibliografia

– HENRIQUE, L.; Instrumentos Musicais; Lisboa; 5ª edição; Fundação Calouste Gulbenkian; Lisoba; 2006
– KENNEDY, M.; The Oxford Dictionary of Music [Tradução: Gabriela Gomes da Cruz e Rui Vieira Nery – Dicionário Oxford de Música. Lisboa: Círculo de Leitores]; 1994
– RIBEIRO, N.; Multimédia e Tecnologias Interactivas; 2ª edição; Lídel – edições técnicas, Lda; Lisboa; 2007
– PAIS, F: Multimédia e Ensino – Um novo paradigma; Instituto de Inovação Educacional; 1995
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_e_o_Lobo
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/pedrolobo/
http://pedroeolobo.no.sapo.pt/
http://www.prokofiev.org/
http://www.biografica.info/biografia-de-prokofiev-2013
http://www.youtube.com/watch?v=4WELEIiOmQk
http://www.youtube.com/watch?v=wh8PZr-5orM
http://www.youtube.com/watch?v=ZhfVTXA2i14&feature=related

Grupo:
Aurora Rocha
Bárbara Heloísa Cravo
Elisabete Anastácio
Pedro Alexandre Mota
Sofia Ferreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: