A arte do todo-o-terreno

by

Projecto de: Mário Ventura

Contexto

O vídeo documentário é algo comum nos dias que decorrem, desta forma acho importante a realização de documentário no âmbito da modalidade todo-o-terreno. Isto porque a nossa sociedade tem alguma procura por parte de veículos todo-o-terreno e por outro lado e contra esta crescente procura surge o SUV (service utility veicule), muito pouco virado para esta vertente, em prol da circulação citadina.

Motivação e justificação da ideia

Escolhi este tema devido a já ter sido praticante deste desporto numa vertente amadora, e o desejo de mostrar aos outros e igualmente ensinar como praticar todo-o-terreno, tanto numa vertente amadora como profissional. Acho necessário nos tempos que correm devido ao forte crescimento de amantes do todo-o-terreno, pela curta pesquisa que fiz muitos utilizadores deste tipo de veículos não sabem conduzir no fora de estrada, sem porem em risco bens pessoais e materiais.

Objectivo

Na presente disciplina de Arte e Comunicação Multimédia proponho-me fazer filmagens ao nível da prática do desporto todo-o-terreno, bem como a realização de fotografias, utilizadas à posteriori no filme documentário, tanto no vídeo, menu de dvd e igualmente no protótipo de aplicação interactiva ao nível educacional da própria modalidade.

Numa primeira fase o meu produto irá ter um carácter documental (documentário filmado), numa segunda fase (ainda em analise) construir uma aplicação interactiva com um carácter educativo.


Metodologias

Numa primeira fase vou efectuar as filmagens da prática da modalidade em questão e o meio onde surge o desporto em si, ou seja, os caminhos enlameados e arenosos. Tal como entrevistas filmadas baseadas nas perguntas presentes no guião.

Numa segunda fase a fotografia vai ser muito importante para contextualizar determinados momentos da actividade, e posteriormente utilizar como ilustrações elucidativas numa aplicação interactiva desenvolvida utilizando a ferramenta Adobe Flash.

O tratamento da fotografia ou vectorização da mesma vai ser efectuado pelas ferramentas Adobe Photoshop e Macromedia  Freehand respectivamente.

A nível do som captado tanto pela câmara e microfone no caso das entrevistas dos actores sociais será assegurado pelo programa Sony Soundforge e Adobe Audition.

Os fragmentos de filmagens serão trabalhos em Adobe Premiere e numa fase final em Adobe Encore.

Horizonte temporal

A minha proposta de tese está directamente relacionada com o que me proponho fazer para esta disciplina. Assim pretendo começar a trabalhar em Março do presente ano e já ter tudo finalizado para meados de Junho de 2009.

Resultados

Após concluir algumas filmagens, vou começar por capturar para o computador e editar todo o filme, tratar do ruído. Se forem efectuadas as entrevistas (depende da disponibilidade dos actores sociais) vou fazer a filtragem e selecção das mesmas. E relatar para esta disciplina a “qualidade de filmagem” isto através do enquadramento, ângulos de tomada de vista, tipo de planos utilizados e o próprio conteúdo da imagem dinâmica.

A interface da aplicação também espero ser revelada para a presente disciplina. A aplicação vai consistir num manual de todo-o-terreno, onde com recurso a diferentes “temas” e situações de necessidade de passar certos obstáculos, a aplicação vai “mostrar” tanto vídeos como imagens elucidativas da resolução dos mesmos. Vai haver uma selecção dos obstáculos e todas as dificuldades em conduzir um jipe no todo-o-terreno (irei mostrar como utilizar os diferentes dispositivos mecânicos ou electrónicos).

Bibliografia

BRESSON, Robert (2003), Notas sobre o Cinematógrafo, Porto: Porto Editora.

CHABROL, Claude (2004), Como Fazer um Filme, Lisboa: Arte e sociedade,Publicações Dom Quixote.

JACOBS, David (1998), SPORT UTILITY VEHICLES THE OFF-ROAD REVOLUTION, New York: Todtri Productions.

Netgrafia

Turbo Online (s-d). “Técnicas de condução TT. Como ultrapassar obstáculos!” disponível em http://clix.turbo.pt/default.asp?CpContentId=126039

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: