Husqvarna 140

by

Título Husqvarna 140
Rui Seiça

Sinopse
António Ramalho, meu avô, madeireiro de profissão tinha como principal ferramenta de trabalho uma motoserra laranja que trazia sempre na caixa aberta da sua Opel Campo azul, objecto de fascínio desde a minha infância.

A motoserra serve agora como veículo de destruição metafórico de uma construção de valores familiares que revelam um conflito geracional assente na actual “perda de valores”.

 A destruição metafórica de um arquétipo familiar ultrapassado reflecte-se na destruição da sala de estar do imaginário colectivo comum tomada de assalto por uma motoserra numa espécie de rito de passagem contemporâneo.

A exposição dos despojos é uma arqueologia de valores num movimento catártico feito à motoserra. 

Objecto(s)
Cenário:
– Sofá de família
– Cadeirão
– Tapete
– Mesa de centro
– Candeeiro de pé
– Quadro (Dogs Playing Poker)
– Móvel de TV
– TV

Elemento de destruição:
– Motoserra

Para a apresentação:
– Barreiras expositivas
– Ecrã LCD de 7’’
– Instalação sonora
– Dispositivo olfactivo

A instalação consiste de grosso modo na apresentação de forma expositiva dos vestígios separados de cada peça do mobiliário, agrupado segundo a respectiva localização no espaço da disposição do mobiliário numa sala de estar comum. Separados por “barreiras expositivas” que impede o público de se aproximar demasiado.

A instalação sonora difunde o ruído de destruição sobre os respectivos despojos em simultâneo com a passagem do vídeo no pequeno ecrã; quando o sofá é destruído o som da sua destruição estará a ser difundido no local dos seus despojos.

A escolha de um pequeno ecrã para a apresentação do vídeo pressupõe a criação de dois momentos expositivos, num a instalação sonora e os despojos, noutro a destruição.

Metodologia
Pesquisa e recolha de mobiliário e respectivos adereços que façam parte do imaginário colectivo de sala de família.
Estudo da disposição usual dos diferentes objectos numa sala de família.
Análise das diferentes possibilidades da captura vídeo (Meios técnicos, planos, cor, etc…).
Análise das diferentes possibilidades de captura áudio.
Desenvolvimento de software apropriado para a sonoplastia.
Captura vídeo e áudio.
Pós-produção.
Montagem da instalação.

Horizonte temporal
Para reunir cenário: 15 dias (Lojas de mobiliário em 2ª mão).
Para montagem do local de filmagem e captura vídeo e áudio: 15 dias.
Pós produção vídeo e áudio: 1 mês.
Montagem da instalação: 1 semana.

Bibliografia, referências

KAPROW, Allan – Essays on the blurring of art and life. Ed. por Jeff Kelly. Los Angeles, U.S.A.: University of California Press, 1993. 258p. ISBN 0-520-20562-b.
Revista de Comunicações e Linguagens. Nª25-26. Real vs Virtual. Org. e dir. de José Bragança de Miranda. Lisboa: Edições Cosmos, 1999. ISBN 972-762-158-9.
Revista de Comunicações e Linguagens. Nª33. Corpo, Técnica, Subjectividades. Org. Maria Lucília Marcos e António Fernando Cascais;  dir. de Maria Augusta Babo. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2004. ISSN 0870-7081.
Revista de Comunicações e Linguagens. Nª9.Televisão. Dir. de Adriano Duarte Rodrigues. Lisboa: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, 1989. ISSN 0870-7081.
Revista de Comunicações e Linguagens. Nª23. O que é o cinema? Org. João Mario Grilo e Paulo Filipe Monteiro;  dir. de José Bragança de Miranda. Lisboa: Edições Cosmos, 1996. ISSN 0870-7081.
Revista de Comunicações e Linguagens. Nª28. Tendências da cultura contemporânea. Org. José Bragança de Miranda e Eduardo Prado Coelho;  dir. Maria Augusta Babo. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2000. ISSN 0870-7081.
Frieze. Nª94. How hás art changed?: survey. October 2005.
KERCKHOVE, Derrick de – A pele da Cultura: uma investigação sobre a nova realidade electrónica. Trad. De Luís Soares e Catarina Carvalho. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997. 294p. (Colecção Mediações). ISBN 972-708-341-2.
FISKE, John – Television Culture. London, U.K.: Routledge, 1997. 353p. ISBN 0-415-03934-7.
MULDER, Arjen – Understanding Media Theory. Rotterdam, Netherlands: V2_Publishers, 2004. 217p. ISBN 90-5662-388-5.
THORBURN, David; JENKINS, Henry – Rethinking media change: the aesthetics of transition. Massachusetts, U.S.A.: The MIT Press, 2004. 404p. ISBN 0-262-70107-3.
BUCHANAN, Scott; CONDIT, Carl W.; DRUCKER, Peter F. [et. al.] – Tecnología y Cultura. Ed. de Melvin Kranzberg e William H. Davenport; trad. de Esteve Riambau i Saurí. Barcelona, España: AISA, 1978. 356p. ISBN 84-252-0948-X
BAUDRILLARD, Jean – Simulacros e Simulação. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 1991. 201p. (Colecção Antropos). ISBN 972-708-141-x.
Flash Art: two decades of history XXI years. Ed. de Giancarlo Politi. Segrate, Italy: Art Grafiche Brugore, 1989.
DOLBETH, Julio – Pele artificial. Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Belas Artes, 2002. 122p. Dissertação de Mestrado.
GOLDBERG, RoseLee – Performance Art: from futurism to the present. London, United Kingdom: Thames & Hudson (World of Art), 2001.232p. ISBN 0-500-20339-3.
Live: art and performance. Ed. de Adrian Heath Field. London, United Kingdom: Tate Publishing, 2004. 256p. ISBN 1-854-37501-6.
Parachute Nº113. Écrans Numériques_Digital Screens. Dir. de Chantal Pontbriand. Org. de Olivier Asselin e Alain Depocas. Montréal, Canada, 2004. ISSN 0318-7020.
Parachute Nº107. Électrosons_Electrosounds. Dir. de Chantal Pontbriand. Montréal, Canada, 2002. ISSN 0318-7020.
WWW (artigos)
MANOVICH, Lev
READING MEDIA ART. Review of NEWFUNDLAND II exhibition, Multimediale 4 Karlsruhe 1995
//www.manovich.net/texts_00.htm
MANOVICH, Lev
The Aesthetics of Virtual Worlds: Report from Los Angeles West Hollywood, Los Angeles 1995
//www.manovich.net/texts_00.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: