1WO – One Word Only ( Uma Palavra Só )

by

1WO – 1 word only ( 1 Palavra Só)

 

Objectivos

 

Criar uma forma de expressão audio-visual, suportada pelas manipulações possíveis hoje em dia sobre a imagem, vídeo, áudio, etc…

Pretende-se comunicar de forma criativa com comunidades virtuais. Transmitir conceitos escondidos através de pequenos “filmes” e obter feedback de “one word only”, ou seja, o receptor da mensagem é convidado a participar e a reagir com apenas uma palavra, um sentimento, uma reacção.

 

Contextualização/ Fundamentação

 

Videoarte é uma forma de expressão artística, na qual o vídeo é o elemento principal.
Supõe uma nova linguagem, uma nova relação entre imagem e espectador, em que a primeira sai da tela para interagir com o resto do meio, integrando as imagens junto aos demais elementos que a formam.
Ajudado pelas novas tecnologias, esta arte consegue projectar as imagens não se restringindo a apenas um monitor e em várias direcções, obrigando ao público a iniciar um percurso sobre um espaço de um todo.
Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto
no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial.
Entre seus princípios está a crítica à televisão, a qual representa, em certo modo, a cultura actual. Durante os anos oitenta, as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estados anímicos e evocar sensações.
Na actualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque de suas possibilidades criativas.

Deve-se vincar a sua separação do cinema ou outra definição relativa (curtas-metragens). Enquanto a intenção primordial do cinema é entretenimento, a videoarte tem variadíssimos propósitos: seja o entretenimento, a exploração do próprio meio ou simplesmente atacar as expectativas do espectador.

Vivemos numa sociedade visual e em crescimento exponencial está a plataforma YouTube. Data do ano de 2005 quando esta “tecnologia” se revelou na world wide web e desde então a sua popularidade continua a aumentar.

Utilizadores não registados podem visualizar os conteúdos existentes na plataformas, mas aos registados está reservado um conjunto de outras potencialidades como fazer o upload de um número ilimitado de ficheiros, atribuir classes aos seus vídeos, que irão permitir, aquando da visualização de um determinado ficheiro, encontrar outros relacionados, etc.

O YouTube teve um impacto tão significativo que, em 2006, a Google Inc. mostrou interesse em adquirir esta empresa, sendo a transacção concluída no mês seguinte.

A publicação de referência norte-americana Time elegeu, em 2006, o YouTube como melhor invenção do ano, justificando esta escolha com o facto desta plataforma “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista”.

 

Metodologia

Estudo reflectivo sobre o audiovisual e a suas diferentes aplicações na sociedade de hoje. Estudo sobre videoarte.

Desenvolver o conceito “1WO – 1 Word Only” criando uma imagem própria para o efeito.

Criar conteúdos áudio-visuais com apoio de software de edição de vídeo, imagem e áudio. Estes conteúdos serão publicados num canal no YouTube, para permitir o acesso global e atingir um dos grandes objectivos da proposta – reacção ao conteúdo visualizado.

Página web de apoio para divulgação do projecto.

 

Horizonte Temporal

 

Os conteudos deverão ser colocados periodicamente no youtube e posteriormente na página web. O projecto terá, em principio, a duração de um semestre

 

Referências

http://www.paikstudios.com/

http://www.experimentaltvcenter.org/

http://www.videoartworld.com/beta/home.php

http://www.youtube.com

MEIGH-ANDREWS, Chris. A History of Video Art: The Development of Form and Function, Paperback

 

Alunos: Marta Dinis mm07060  e Filipa Moreira mm07061

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: