YouHelp

by

YouHelp
O software educativo e a comunicação audiovisual

Objectivo
Desenvolvimento de uma aplicação de auxilio ao actual sistema educativo. Esta aplicação revela-se inovadora na média em que está vocacionada para a publicação de tutoriais audiovisuais. Este tipo de ajudas, são cada vez mais procuradas não só por alunos como também por utilizadores dos diferenciados tipos de software, hardware, etc… Esta aplicação será uma espécie de fusão do sítio howtoforge.com com o sítio youtube.com. Acrescentando à publicação de tutoriais está uma área de discussão por área tecnológica. Deverá permitir ao utilizador criar a sua área personalizada com os seus próprios temas para discussão. O acesso à área reservada de um utilizador, será efectuada através de um convite por correio electrónico.

Contexto
Vivendo numa época de insucesso escolar e de grande comodismo por parte de alunos e professores, existe a necessidade de criar algo capaz de revolucionar o sistema de ensino. Apesar de existir uma grande diversidade de software educativo, parece-me que a “fórmula secreta” ainda não foi descoberta. Será esta aplicação uma ajuda para a resolução do problema?

Metodologia
Esta aplicação será desenvolvida tendo em conta a sua publicação on-line. Tal será necessário recorrer a ferramentas que possibilitem tais funcionalidades. As tecnologias escolhidas serão:- PHP: Linguagem de desenvolvimento- MySQL: Sistema de gestão de base de dados- Ajax: Interactividade com o utilizador final.

O que é o PHP?
PHP é uma linguagem que permite criar portais dinâmicos, possibilitando uma interacção com o utilizador através de formulários, parâmetros de URL (Universal Resource Locator) e hiperligações. A diferença do PHP em relação a linguagens semelhantes a Javascript é que o código PHP é executado no servidor, sendo enviado para o cliente apenas HTML (HyperText Markup Language) puro. Deste modo é possível interagir com base de dados e aplicações existentes no servidor, com a vantagem de não expor o código fonte ao utilizador. Isto pode ser útil quando o programa está trabalhar com palavras-chave ou qualquer outro tipo de informação confidencial.

O que é o MySQL?
O MySQL é um sistema completo de gestão de base de dados relacionais. Tem como características mais marcantes a estabilidade e agilidade.

O que é o AJAX?
AJAX (acrónico em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso sistemático de tecnologias providas por navegadores, como Javascript e XML, para tornar páginas mais interactivas com o utilizador, utilizando solicitações assíncronas de informações. AJAX não é somente um novo modelo, é também uma iniciativa na construção de aplicações web mais dinâmicas e criativas. AJAX não é uma tecnologia, são realmente várias tecnologias conhecidas trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades. AJAX engloba as seguintes tecnologias:- Apresentação baseada em padrões, usando XHTML e CSS; – Exposição e interacção dinâmica usando DOM;- Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT;- Recuperação assíncrona de dados usando o objecto XMLHttpRequest; e JavaScript unindo-as em conjunto.

Opções em termos tecnológicos
Houve uma análise detalhada sobre as tecnologias a utilizar para o desenvolvimento. De todas as tecnologias utilizadas cheguei à conclusão que a melhor solução / combinação seria o uso de PHP e MySQL com auxilio de Ajax. Conclui que o PHP é capaz de substituir qualquer programa CGI (Common Gateway Interface) ou ISAPI (Internet Server Application Programming Interface), tendo ainda a vantagem de ser Open Source (Disponibilização gratuita de aplicações e respectivo código fonte. O desenvolvimento destas aplicações é feito com a contribuição de várias pessoas ou grupos.). O PHP pode funcionar com muitos sistemas de base de dados. O porquê do MySQL? O MySQL foi escolhido depois de visto um estudo comparativo realizado pela eWeek (www.eweek.com), onde se verificou que este se equipara ao Oracle em termos de desempenho, batendo pesos-pesados como DB2, MS-SQL Server e Sybase ASE.

Horizonte Temporal
Este projecto teve início em Janeiro de 2007, como proposta de trabalho da cadeira de Arte e Comunicação Multimédia do Mestrado Multimédia. Este será proposto como tema para o meu projecto de mestrado. Caso seja aceite será finalizado em 2009.

O porque deste projecto?
O porque deste projecto é muito simples. Tendo eu verificado ao longo deste semestre que não existe tempo suficiente para trabalhar, estudar e realizar trabalhos, verifiquei que se recorre-se a tutoriais audiovisuais a aprendizagem seria mais rápida. Dai a minha ideia para este projecto.
Acredito que este software será uma mais valia para o sistema de ensino. De que menos alunos desistiram facilmente… E de que mais pessoas com deficiências motoras ou auditivas serão ajudadas…

Trabalho proposto por: Orlando Martins (mm07007).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: