Portfólio Digital

by

 1.       TÍTULO: PORTFÓLIO DIGITAL

Subtítulo: Livro animado 

2.       OBJECTIVO

Proporcionar uma viagem virtual ao mundo e obra de Soares dos Reis, criando um portfólio digital.

Desenvolver a sensibilidade para o design de interfaces, numa perspectiva de visualização e de interacção.

Pesquisar, seleccionar e organizar o máximo de conteúdos, associados a Soares dos Reis, e fazer ligações com os vários saberes, procurando, na medida do possível, introduzir conteúdos programáticos das disciplinas do ensino básico.

3.       CONTEXTO

António Soares dos Reis nasceu em 1847, no sítio do Padrão, em Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia e às 8 horas da manhã de 16 de Fevereiro de 1889.Foi aluno e professor, da Academia Portuense de Belas-Artes. Viveu em Paris e em Roma, e teve um percurso de vida atribulado e um fim de vida dramático.Deixou uma obra bastíssima de entre a qual se destaca: Escultura: “Abandonado”, “Filha dos Condes de Almedina”, “Brotero”, “Afonso Henriques”, “Flor Agreste”, “Inglesa”, “Cristo”, “Saudade”, “Desterrado”…; Desenho: “Agar e Esmael”, “Desenho modelo nu”, “Moisés”, “Mulher com criança ao colo”, Cabeça de Velho”, …  

4.       EXPLICITAÇÃO

É este o ponto de partida para uma ambição superior de procurar encontrar um caminho que recorde este passado, cuja memória não devemos olvidar. Porque sabemos que a informação não se encontra convenientemente tratada e, a estar alguma, haverá sempre pontos de ligação com outras vivências possíveis de abordar e questionar, este é o nosso propósito e se a ambição for maior que as possibilidades reais assumimos as nossas limitações, sabendo que este é um caminho possível, convicto que no fim a gratificação pelo esforço dispendido terá valido a pena.Digamos, pois, que esta primeira abordagem tem como ponto de partida um estudo de caso e a sua primeira projecção organizacional, em termos das necessidades que irão sendo reajustadas ao longo do projecto, cujo processo se inicia com a pesquisa e recolha de informação e a delimitação dos campos sequenciais de intervenção.É minha intenção final, a criação de um PORTFÓLIO VIRTUAL, procurando colmatar uma necessidade dos alunos de passarem a ter acesso, de forma lúdica e informal, a uma visão pedagógica/documental e interactiva do Patrono da Escola, onde exerço a minha actividade profissional. 

5.       METODOLOGIA

Esquema global

·         Desenvolvimento teórico da tecnologia “Fotografia Digital”, conceito, formas de armazenamento.

·         Criação de uma página WEB.

·         Levantamento fotográfico de todo o espólio existente do artista, em função de critérios previamente estabelecidos e face ao consentimento dos organismos onde existem obras do artista.

·         Levantamento fotográfico de todos os documentos existentes, de acordo com as autorizações que venha a conseguir.

·         Pesquisa e estudo do software disponível de forma a conceber uma interface de acordo com os objectivos definidos, procurando que a análise de pormenor se torne viável.

·         Desenvolver formas de interacção ao nível da visualização dos conteúdos.

·         Utilizar os media que se venham a revelar mais funcionais e adaptados ao nível etário dos futuros utilizadores 

Esquema para Arte e Comunicação Multimédia

Assim, o processo já se iniciou pela recolha exaustiva da informação possível sobre Soares dos Reis, desde a descrição sumária de obras expostas em Museus e/ou em locais públicos, ou eventualmente noutros espaços privados e cuja autorização se venha a concretizar no sentido de a poder incluir neste trabalho, bem como de elementos e factos históricos ocorridos na sua época.Neste domínio, procurarei, ainda, proceder a uma primeira aproximação ao modelo de organização do trabalho final, criando uma estrutura organizativa de forma a tornar o “objecto” final de fácil manipulação e sobretudo perceptível por quem o vier a utilizar.Nesse sentido a prioridade vai para o levantamento inicial do “tipo” de software mais aconselhável, sendo certo que se tratará de um programa que há-de permitir a simulação 3D, de forma a responder assim a uma das minhas pretensões – animação de uma das obras mais emblemáticas do artista.

Desafio aos colegas: quem quiser “dar uma mãozinha” na criação de objectos 3D, tem aqui um grupo de trabalho.  

6.       HORIZONTE TEMPORAL

Este projecto terá um caminho próprio, em função das minhas próprias aprendizagens, dos avanços e recuos, com que certamente serei confrontado, mas espero ter uma primeira “maqueta” do livro, conteúdos, ligações, forma de manipulação, … depois do final dos trabalhos do 1º semestre. 

7.       BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS

 ·         RIBEIRO, N. (2007) – Multimédia e Tecnologias Interactivas – 2ª edição. Lisboa: Lídel – edições técnicas, Lda. Poggi, L (2004) “Conheça o Mundo digital – guia prático de ajuda para principiantes” – tradução de Vasconcelos, I; Eliseu, A. (2005): Deco Proteste, Editores Lda.

·         Oliveira, Helder (2006) – Dreamweaver 8 – Depressa & Bem – 2ª edição. Lisboa: Lídel – edições técnicas, Lda.

·         Amigos de Gaia – Boletim da Associação Cultural. Nº 26 (número especial). Maio de 1989 (4º volume). 

·         “A Flor Agreste” – Era uma vez uma escultura. Exposição itinerante do Museu Nacional de Soares dos Reis (1986-1987).

·         “Soares dos Reis – Trabalhos e Recordações” (Junho / Outubro de 1989. Exposição evocativa do centenário da sua morte. Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.

·         Baldaque, M; Almeida, B – Soares dos Reis – Memória e reconhecimento. Instituto Português do Património Cultural.

Adriano Lopes, Janeiro de 2008 

Nova entrada-

Fernando José Vaz Guedes Bacelar Saraiva, disponibiliza-se para integrar o grupo. 17/01/08

Nova entrada-

Manuel António Rocha Santos, pretende igualmente integrar o grupo. 17/01/08

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: