12 pm

by

12 pm - VeilHolmen

Objectivos:

Realizar um projecto de fotografia contemporânea a partir de imagens feitas à meia-noite na Noruega, durante o solstício de verão.

Explorar a cumplicidade entre a fotografia e a poesia, com poemas do Jorge Sousa Braga

Reflectir sobre a resistência à globalização cultural

Reflectir sobre o tema de viagem

Contexto:

O projecto 12pm é um projecto de fotografia contemporânea, construído a partir de fotografias, feitas na Noruega no ano de 2006, durante o solstício de Verão, todas à volta da meia-noite (12pm).

Quase sempre as coisas que são capazes de mais nos surpreender, seduzir e encantar são as coisas mais simples: uma rabanada de vento nas ervas, uma revoada de pássaros, um odor antigo, um charco de água, uma luz misteriosa.

Aquilo que mais me surpreendeu, seduziu e encantou ao visitar em 2006 a Noruega foi afinal aquela luz azul misteriosa da meia-noite nórdica.

As fotografias que integram o projecto foram realizadas em Trondheim, na Atlantic Road, na ilha de Smola, na pequena aldeia piscatória de Veiholmen, sempre ao longo da costa marítima norueguesa. É uma região bastante abaixo do círculo polar árctico e onde portanto há noite, mas uma noite iluminada, por uma luz feita de mistério, que a acende.

O projecto é um projecto foto-poético, realizado com a colaboração do poeta Jorge Sousa Braga, que escreveu textos poéticos para acompanhar as imagens.

O projecto explora as relações de cumplicidade e de proximidade entre a fotografia e a poesia – vem na continuidade de um projecto anterior, D’ouro d’Alendouro, sobre a paisagem de Trás-os-Montes, também com Jorge Sousa Braga. E estas relações são tantas! De facto, se considerarmos, por exemplo, as propostas literárias de Italo Calvino para o próximo milénio (hoje, já é o milénio actual), constatamos facilmente como a poesia e a fotografia se identificam de uma forma completamente natural com cada uma das suas propostas. A leveza, rapidez, exactidão, visibilidade e multiplicidade são quase sempre características dos melhores poemas e das melhores fotografias. Há na poesia, como na fotografia, essa capacidade para contar históricas, sem as contar, esse contar onírico do que é e não é, esse contar que nos leva a sermos nós a ter contar a história que nos contam.

Um tema inerente ao projecto é também o tema da viagem. Uma viagem no espaço geográfico, mas ao mesmo tempo uma viagem interior. Uma viagem onde se cruzam alguns dos locais mais turísticos da Noruega – Fiorde de Geiranger e a garganta de Trollstigen são Património da Humanidade – e pequenos lugares desconhecidos e onde o destino afectivo e fotográfico acaba por ser muito diferente do destino planeado e marcado no mapa.

Um outro aspecto que se pode relacionar com este projecto tem a ver com o fenómeno presente de globalização cultural. Vivemos num mundo onde há uma tendência para criar uma única realidade cultural, imposta pelos padrões culturais dominantes. As cidades e as gentes parecem-se cada vez mais. Comemos, bebemos e vivemos cada vez mais de forma idêntica. Mas, apesar do poder enorme dessa força agregadora, há aspectos que nunca poderão ser globalizados e que poderão ser factores de resistência e de individualidade cultural. São muitas vezes aspectos muito subtis, mas inigualáveis e irreproduzíveis. Como o tema central do trabalho: a luz mágica e única da meia-noite norueguesa. Curiosamente a Noruega é dos poucos países que se tem recusado aaderir à UE.

Objecto:

Editar um livro de fotografia bilingue com as fotografias e os poemas do J. S. Braga e com um texto de apresentação de Jorge Silva Melo. Design de Rui Mendonça

Apresentar o livro em Portugal e na Noruega

Realizar um projecto de fotografia com fotografias, projecções e com os poemas do J.S. Braga

 

Meios:

O projecto tem já um pequeno apoio de edição do Ministério da Cultura.

Estão em negociação com a Embaixada da Noruega alguns apoios para o projecto.

O projecto está também a ser negociado com a Biblioteca de Trondheim, para acontecer lá em Maio de 2008.

A galeria Serpente mostrou disponibilidade para realizar o projecto no Porto

 

Plano.

  1. Já temos as fotografias separadas e temos os poemas escritos pelo J.S. Braga
  2. O Rui Mendonça está a fazer o design do livro. Esperamos ainda pelo texto do J.S. Melo
  3. Estamos a negociar a tradução dos textos para norueguês/inglês
  4. Edição do livro em Março de 2008
  5. Apresentação do livro em Trondheim em Maio 2008
  6. Projecto no Porto na galeria Serpente em data a fixar

Bibiografia:

  • Seis Propostas para o próximo Milénio – Italo Calvino
  • D’ouro d’Alendouro – Renato Roque e Jorge Sousa Braga – editado por gémeo ®

 

 

 

 

Renato Roque. Janeiro 2008

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: